Sign In

Usina Solar Flutuante em Boa Esperança

Inovação Publicado em 10/11/2020

A Chesf prorrogou, para a próxima sexta-feira (13), o recebimento de propostas da Chamada Pública de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) para “Expansão da Exploração da Energia Solar em Reservatórios de Hidrelétricas em Distintas Condições Ambientais e Tecnológicas”.

O objetivo é instalar Usina Solar Flutuante no Reservatório de Boa Esperança, no Piauí, similar à pioneira instalação da Chesf, no Reservatório de Sobradinho (BA). “O projeto no Piauí tem visão comercial e inovadora, que vai explorar tecnologias mais eficientes, com painéis 400 a 500 Wp. A potência instalada total do projeto permanecerá conforme aprovada pela Aneel, de 1 a 1,5MWp”, explicou o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento na Chesf, José Bione.

As propostas poderão passar por etapa de ajustes e adequações para atender às determinações legais e, também, para as orientações contidas nos Procedimentos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Chesf, por meio do gerente do Departamento de Operação Regional de Teresina (PI), Sérgio Ricardo Dias de Moraes, reuniu, no início de novembro, representantes das universidades Federal, Estadual e do Instituto Federal do Estado para apresentar a chamada pública e buscar envolver as entidades no projeto, contando também, com a participação da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf.

O encontro terminou com o entendimento de que haverá um Termo de Cooperação Técnica com a UESPI para desenvolvimento de soluções e atendimento à demanda da Chesf e da Academia. “A proposta tem como base utilizar as instalações da Chesf sejam utilizadas, também, como extensão de laboratório para os cursos de Engenharia nas atividades de extração de dados e comprovação de resultados para validação dos modelos criados no projeto. Em contrapartida, a Academia seria um centro de desenvolvimento e aperfeiçoamento local de nosso corpo técnico”, disse Sérgio Moraes.

“Nossa animação e inspiração neste projeto é poder atuar de forma a não apenas implantar e fazer acontecer projeto importante como esse, mas também contribuir para o desenvolvimento da ciência no Estado, em cooperação com para a excelência dos centros de ensino e pesquisa”, declarou o gerente regional. 

Todas as informações e instruções necessárias para elaboração, encaminhamento e seleção das propostas de projeto de P&D estão disponíveis no site da Chesf – www.chesf.gov.br, no canal Inovação, subcanal “Chamadas Públicas”.

Foto: Acervo Sudene