Sign In

Primeiro ensaio virtual de transformador

Sistema Chesf Publicado em 01/04/2021

A Chesf, por meio da equipe da Superintendência de Engenharia de Transmissão e do Departamento de Engenharia de Subestação, realizou o primeiro ensaio virtual de um transformador regulador trifásico, 230/69-13,8 kV, de 100 MVA, para a instalação na subestação Matatu, em Salvador/BA.

O empreendimento constitui a instalação do 4º transformador de potência e conexões associadas, instalação do 2º Reator de aterramento, e serviços auxiliares, os quais fazem parte do empreendimento de ampliação e reforma da subestação, representando uma RAP de R$ 3.100.089,00.

Em parceria com a empresa WEG que já contava com a estrutura para realizar os ensaios de modo remoto, foi possível que essa fase do projeto fosse concluída com segurança e qualidade.

Os testes foram realizados no laboratório de alta tensão da WEG. Na fábrica de transformadores em Blumenau/SC e acompanhados virtualmente pela CHESF, em Recife/PE, no período de 3 a 24 de março de 2021.

Os ensaios são testes realizados para assegurar a correta manufatura e atendimento a requisitos de especificações técnicas Chesf, procedimentos de redes e Normas ABNT. Esses testes são procedimentos essenciais para assegurar o bom funcionamento do transformador no SIN – Sistema Interligado Nacional.

Em tempo de pandemia do novo Coronavírus, isolamento social, protocolos de segurança e lockdown, a Chesf assumindo seu compromisso com a sociedade, e devidamente pautada na segurança de seus funcionários, buscou uma solução inovadora para minimizar o impacto no prazo de atendimento do empreendimento.

SET2.jpeg

SET3.jpeg

SET4.jpeg

Fotos: Benilton Alessandro do Nascimento