Sign In

UHE Pedra atinge 63,96% de volume útil

Sistema Chesf Publicado em 19/11/2020

O Reservatório da Usina da Pedra, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no município de Jequié (BA), registrou, nos últimos 30 dias, uma afluência média de 64,5 m³/s e defluência de 7,42 m³/s. Ontem, 18 de novembro de 2020, o reservatório atingiu um armazenamento de 63,96% de seu volume útil, com vazão afluente de 12 m3/s e defluência de 20 m3/s. As afluências neste mês de novembro estão acima da média histórica para o referido período, o que denota um bom início de período úmido.

 

Destaca-se que nos últimos onze anos o percentual de Volume Útil para o citado reservatório apenas foi superior ao atual nos anos de 2009 (69,73% de V.U.) e 2016 (65,40% de V.U.), ambos no mês de janeiro. Para que se mantenha o volume suficiente para controle das cheias, as defluências médias diárias do Reservatório de Pedra estão sendo elevadas, gradualmente, da faixa de 7 m³/s para 60 m³/s, permanecendo neste valor até próxima análise. Destaca-se que, no momento, a defluência praticada ocorre sem vertimento (abertura de comportas).

 

O período úmido no rio se estende de novembro a abril, sendo os meses de novembro e dezembro aqueles em que se contabilizam os maiores registros de ocorrência de chuvas. A Chesf mantém em toda a bacia postos hidrológicos para o acompanhamento e controle de sua precipitação e níveis d'água.

 

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC/INPE, há previsão de chuvas de intensidade moderada nos próximos três dias na Bacia do Contas. Ainda segundo informações do Centro, a expectativa climática para o trimestre novembro, dezembro e janeiro indica maior probabilidade de ocorrência de chuvas.

 

A Bacia do Contas é permanentemente monitorada, com avaliação diária da situação hidrometeorológica, através de previsões meteorológicas, acompanhamento e controle da rede de postos hidrológicos, bem como simulação da operação do reservatório, além da realização de inspeção no campo por técnicos especializados.