Sign In

Chesf energiza Casa Nova A com sucesso

Sistema Chesf Publicado em 15/09/2020

Com investimentos de R$ 39 milhões, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) energizou, hoje (15/09) o parque A do Complexo Eólico Casa Nova I, na Bahia, composto por 18 aerogeradores, com 1,5 MegaWatt(MW) cada, totalizando 27MW de capacidade instalada. Trata-se de energia limpa e renovável, capaz de atender cerca de 22.000 residências.

“É mais uma conquista na área de Geração de energia. O Complexo Eólico Casa Nova é uma obra que envolveu complexidade, empenho, criatividade e muito profissionalismo de todos os envolvidos. Com essa energização, a Chesf continua a crescer, o que favorece a sustentabilidade empresarial”, avaliou o diretor de Engenharia e Construção da Chesf, Roberto Pordeus. Ele destacou que durante o trabalho, foram realizados projetos sociais e boa parte da mão de obra do empreendimento foi da população local.

Os parques eólicos, além de gerar energia elétrica e ajudar a manter os reservatórios cheios por mais tempo, ainda têm uma importante função social nas localidades onde estão sendo instalados, no sertão nordestino. Os proprietários das terras onde ficam instaladas as torres, geralmente pequenos agricultores, passam a receber uma renda mensal, melhorando a economia familiar e, também, de toda cidade.

“A Chesf já iniciou os estudos para retomada do projeto Casa Nova B, segundo parque do antigo Complexo Eólico de Casa Nova I. É um projeto que tem escopo de fornecimento maior que o Parque A e que possui diversos componentes importados, com investimentos da ordem de R$ 100 milhões e será entregue no 1º semestre de 2022”, afirmou o superintendente da Engenharia de Geração da Chesf, Douglas Balduíno.

Casa_Nova_A_Tulio_Trajano.jpg
Foto: Túlio Trajano

Foto capa: Antônio Lira