Sign In

Diretor de Operação alerta para queimadas

Sistema Chesf Publicado em 01/09/2020

Na manhã desta terça-feira (01/09), o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, concedeu entrevista à Rádio Clube de Teresina (PI) sobre a campanha de combate a queimadas, “Queimadas só traz sofrência”, lançada pela Chesf neste mês de agosto.

 

O diretor lembrou que a Chesf realiza campanhas periódicas nas áreas onde há maior incidência desta prática, ressaltando que as queimadas trazem prejuízos diversos à população, além do risco acentuado para a rede de alta tensão. Ele alertou que, no ano de 2019, foram registrados 65 eventos de desligamento por conta de queimadas de mato em áreas de Linhas de Transmissão e Subestações, sendo que 20% desses casos se deram no estado do Piauí, por onde passam mais de 2 mil km de linhas de alta tensão. 

 

João Henrique enfatizou a importância das pessoas ficarem atentas aos cuidados e lembrou que a prática de queimadas em áreas de linhas de transmissão e próximas a subestações é proibida por decreto federal.

Com inspiração nos gêneros musicais de sucesso, o tema do jingle da queimada é “Queimadas só traz sofrência” e objetiva sensibilizar e alertar a população sobre as queimadas e incêndios, especialmente neste período de agosto, setembro e outubro, quando o período seco aumenta as temperaturas no nordeste, e muitos cidadãos utilizam o emprego do fogo na limpeza das roças, muitas vezes perdendo o controle da situação.

Até outubro, a campanha permanecerá nas rádios do Piauí, Ceará e Maranhão, cobrindo municípios que são atravessados pelas linhas de alta tensão da Chesf, que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Queimadas de Cana de Açúcar

Em setembro, será iniciada a etapa da campanha contra queimadas nas áreas de plantio de cana, em especial nos Estados de Alagoas, Pernambuco , Paraíba e Sergipe. As ações preventivas já iniciaram, com o contato da Companhia com diversas entidades, fornecedores de cana e usinas que vão iniciam a moagem de cana a partir de agosto.


Foto: Filipe Rocha