Sign In

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Sustentabilidade Publicado em 12/08/2020

Instituído pela Lei nº 12.641/2012, o 12 de Agosto, Dia Nacional dos Direitos Humanos é uma data que busca refletir sobre as lutas internas e os desafios do País para o avanço, proteção e manutenção dos direitos individuais e coletivos. 

Direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. São direitos civis e políticos; direitos econômicos, sociais e culturais; direitos difusos e coletivos (exemplos: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação dos povos, direito ambiental, direitos do consumidor, inclusão digital, entre outros, fundamentados no valor fraternidade). A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade".

A Chesf, como empresa socialmente responsável, atua de modo a garantir a proteção e o respeito aos Direitos Humanos em todas as suas operações, incluindo sua cadeia de valor. Assim como, garante mecanismos de identificação e remediação de possíveis violações.