Sign In

Chesf implanta usina solar flutuante

Sistema Chesf Publicado em 01/11/2018

Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está chamando atenção de quem passa pelo Reservatório de Sobradinho (BA), um dos maiores em espelho d´água do mundo, no sertão da Bahia. É a Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, que está em fase de implantação e deverá entrar em operação em dezembro deste ano, com 1 MWp de capacidade instalada. Outros 4 MW deverão ser instalados nos anos seguintes.

No último dia 24 de outubro, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, acompanhado da diretoria da Chesf, visitou o canteiro de obras, próximo da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, por onde passarão as conexões da usina solar fotovoltaica.

“O foco deste projeto é a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologia e a capacitação. Esse projeto integra o Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), que já implantou, em sua primeira etapa,uma planta fotovoltaica de 2,5 MWp , irá implantar outra planta fotovoltaica de 0,5 MWp e mais duas novas plantas em tecnologias heliotérmicas ”, explicou o presidente da Chesf, Fabio Alves.

Visita Técnica
O secretário Ildo Grudtner realizou visita técnica às outras instalações de geração e reservatórios da Chesf. Foi ao Complexo Paulo Afonso, onde conheceu as usinas, a cidade e a cultura local. Visitou, ainda, a Usina de Xingó (AL/SE) e o reservatório, local famoso nacionalmente por ser locação de filmes e novelas.

Também visitou o Museu Arqueológico de Xingó, que foi criado a partir de trabalho desenvolvido em parceria com a Chesf, no período da construção da usina, onde foi mostrada a importância da Chesf para o desenvolvimento do turismo da Região. Os gerentes regionais de Paulo Afonso e de Sobradinho, Elerson Silva e Raniere Farias, organizaram receptivos e acompanharam a diretoria juntamente com suas equipes.