Sign In

Chesf é destaque no IX Citenel

Inovação Publicado em 18/08/2017

​​O IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) foi realizado em João Pessoa (PB)

​Sob o tema “Inovação e Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais”, a Chesf participou do IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) e do V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (Seenel), realizados de 2 a 4 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

Coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e organizado este ano pela Energisa Distribuidora, o Citenel é um fórum onde as empresas de energia elétrica e instituições de P&D divulgam inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos Programas regulados e trocam experiências sobre a regulamentação vigente.

No estande da Chesf foram expostos cinco projetos de P&D exitosos, e instalado um painel com a Linha do Tempo da Companhia, contendo fotos históricas ao longo dessas sete décadas, focando na inovação como um dos principais pilares para o desenvolvimento da Empresa, que completará seus 70 anos, em março de 2018.

Citenel_Livro.jpg
Ainda no estande foi lançado o livro “Transmissão de Energia a Longas Distâncias com a tecnologia Meia Onda: Aspectos teóricos e Estudos Elétricos”, dos autores professores da Unicamp e profissionais da Chesf e Eletronorte. A publicação foi resultado de um Projeto de P&D, a Chamada Estratégica nº 4, “Ensaio de Transmissão de Energia em Linha de Pouco Mais de Meio Comprimento de Onda”, Nº Aneel 0372-004/2008, tendo a Eletronorte como empresa líder e a Chesf e Ente como cooperadas, cabendo a execução a Unicamp, UFBA e UFES. O download do livro pode ser feito aqui.

​Já nas Sessões Técnicas, foram apresentados os produtos de dois projetos de P&D da Companhia e, na Revista de P&D/Aneel 2017, os resultados de dois projetos de P&D.

Estiveram presentes na abertura do evento e em visita ao estande, os diretores de Operação, João Henrique Franklin (DO), e de Engenharia e Construção, Antônio Varejão (DE), bem como o superintendente de P&D e Eficiência Energética da Aneel, Ailson Barbosa.

Representando a Chesf no Congresso, a Assessoria de Planejamento Empresarial, Inovação e Sustentabilidade (APP) agradece o apoio das Equipes de Marcenaria, Gráfica e Elétrica do DGLI; de Transportes do DGLT; Técnica da SPR, além dos gerentes e coordenadores dos Projetos que, de forma prestativa e profissional, contribuíram para a realização de todas as etapas previstas e o alcance dos resultados esperados.