Sign In
Chamadas Públicas

O Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Chesf está orientado no sentido de obter inovações que apresentem soluções aos desafios tecnológicos e de mercado, e que possibilitem a capacitação da Empresa na busca de novos processos ou produtos. O Programa desenvolve-se mediante a execução de projetos com instituições de pesquisa e desenvolvimento.

O processo de captação de ideias de projetos na Chesf inicia-se com o levantamento das demandas (pré-projetos) junto aos profissionais da Empresa. A proposta da demanda de pesquisa – muitas vezes fruto de interação dos colaboradores Chesf com a comunidade científica –, uma vez aprovada pelo gerente do autor, é submetida à análise do Comitê de P&D da Chesf, no sentido de analisar aspectos de sua caracterização como pesquisa e desenvolvimento e seu alinhamento com os objetivos estratégicos da Empresa para, em seguida, ser submetida à aprovação da sua Diretoria.



São considerados, também, os projetos que representam a continuidade de pesquisas anteriores, de forma a viabilizar o ciclo completo da cadeia de inovação. Além dos projetos de pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, os projetos podem ser classificados como cabeça de série, lote pioneiro ou inserção no mercado.

Dependendo da categoria do projeto, a demanda é então publicada na internet ou utilizada para elaboração de edital de licitação. As demandas dos projetos categorizados como pesquisa básica, pesquisa aplicada ou desenvolvimento experimental servirão para orientar as entidades de pesquisa na elaboração dos projetos a serem submetidos à Chesf. As demais demandas classificadas como cabeça de série, lote pioneiro ou de inserção de mercado serão utilizadas para elaboração de editais diferenciados.

Para o envio de propostas, é necessário acessar o edital correspondente.