Sign In

​​​Diretoria e Conselhos​


​Diretoria

Fabio Lopes Alves

Diretor-Presidente

 PR_Fábio3.jpg

Fábio Lopes Alves é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com especialização em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Entre 1996 e 1998, foi Diretor-Presidente da Companhia Energética de Pernambuco - Celpe. Em 2003, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf. Atuou como Diretor Técnico da empresa Sistema de Transmissão Nordeste - STN, como Diretor Administrativo-Financeiro na Transnorte Energia S.A. - TNE e como Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia - MME. Integra os Conselhos de Administração da energia Sustentável do Brasil S.A. - ESBR e Norte Energia S.A. Exerce o cargo de Diretor-Presidente da Chesf desde maio de 2018.


Roberto Pordeus Nóbrega

Diretor de Engenharia e Construção 
DSC_0170-1.jpg  

Roberto Pordeus Nóbrega é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Finanças Empresariais e Gestão de Negócios de Energia pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Empregado de carreira da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), desde 1978, exerceu diversos cargos, iniciando como engenheiro de manutenção da geração em Paulo Afonso e chegando a assessor da Superintendência de Manutenção. Posteriormente foi Adjunto da Diretoria Administrativa e da Presidencia e Chefe de Gabinete da Diretoria de Operação e da Presidência, cargo que exercia atualmente. Foi membro suplente do Conselho Fiscal e membro titular do Conselho Deliberativo da Fundação Chesf de Seguridade Social – Fachesf. Faz parte do Conselho de Administração nas Sociedades de Propósito Específico – SPE Complexos Eólicos Chapada do Piauí I e II e Complexos Eólicos Pindaí I, II e IIIExerce o cargo de Diretor de Engenharia e Construção da Chesf desde novembro de 2017.


João Henrique de Araújo Franklin Neto

Diretor de Operação​

DO - João Henrique 1.jpg 

João Henrique de Araújo Franklin Neto é engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Tem especialização em Comercialização de Energia, pela UFPE e em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Trabalha na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, onde foi estagiário e ocupou diversos cargos gerenciais na área de operação do sistema eletroenergético e na área regulatória, sendo atualmente Diretor de Operação. Representa a Chesf junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, junto à Associação Brasileira das Grandes Transmissoras de Energia – ABRATE, junto à Associação Brasileira das Grandes Geradoras de Energia – ABRAGE e é membro representante da Chesf no Conselho de Administração de diversas Sociedades de Propósito Específico – SPE das áreas de geração e transmissão de energia.



Adriano Soares da Costa

Diretor Gestão Corporativa 
DF_Adriano.JPG

Adriano Soares da Costa é advogado, consultor jurídico, palestrante, conferencista, parecerista, presidente de honra da IBDPub - Instituição Brasileira de Direito Público, ex-presidente do IDPP - Instituto de Direito Público e Político, ex-secretário de Estado da Educação de Alagoas (2011-2012), ex-secretário de Estado da Gestão Pública de Alagoas (2007-2008), ex-secretário de Estado do Gabinete Civil de Alagoas (1999-2000), ex-secretário de Estado de Administração de Alagoas (1999), ex-juiz de Direito em Alagoas (1995-1998), ex-procurador geral do município de Maceió (1993-1995), ex-professor de direito eleitoral do Centro Universitário de Ciências Jurídicas (Cesmac/Alagoas), ex-professor de direito financeiro e tributário da FAL - Faculdade de Alagoas (pós-graduação). É autor das obras: Instituições de direito eleitoral, 10ª edição, Belo Horizonte: Fórum, 2013; Teoria da incidência da norma jurídica: Crítica ao realismo linguístico de Paulo de Barros Carvalho. 2ª ed., São Paulo: Malheiros Editores, 2009 e Inabilitação para mandato eletivo, Belo Horizonte: Ciência Jurídica, 1998. Autor de diversos artigos de direito eleitoral, processual civil, administrativo e tributário, publicados nas principais revistas jurídicas do País. Recebeu a Comenda "Promotor Anthero Montenegro Medeiros" [maior galardão conferido pelo Ministério Público do Estado de Alagoas], a "Medalha do Mérito Eleitoral do Pará", concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, a Medalha do Mérito concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e a Comenda Oficial do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas. Agraciado com a instituição de "Medalha Adriano Soares da Costa" pela Academia Catarinense de Direito Eleitoral; agraciado com a criação do Observatório de Direito Eleitoral Adriano Soares da Costa, da Faculdade de Direito Mílton Campos (MG).​ Atuou como Diretor Econômico-Financeiro da Chesf de novembro de 2017 a abril de 2019. Exerce o cargo de Diretor de Gestão Corporativa da Chesf desde abril de 2019.


Jenner Guimarães do Rêgo

Diretor Econômico-Financeiro
JennerGuimarães.jpg

Jenner Guimarães do Rêgo é administrador de empresas, com Mestrado em Administração, e ampla experiência em gestão de pessoas e processos, tendo exercido diversas funções técnicas e gerenciais no Banco do Nordeste do Brasil S.A., onde trabalhou durante mais de 30 anos, sendo posteriormente cedido ao Governo do Estado de Pernambuco para presidir, de 2007 a 2010, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, empresa da administração indireta do Governo do Estado de Pernambuco, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em 2011, assumiu a Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais no Ministério da Integração Nacional, retornando em 2014 para exercer, novamente, o cargo de Diretor-Presidente da AD Diper. Entre 2017 e 2019 exerceu o cargo de Diretor de Finanças de Furnas Centrais Elétricas S.A, empresa do Sistema Eletrobras. Exerce o cargo de Diretor Econômico-Financeiro da Chesf desde abril de 2019.