Sign In

Modernização na Subestação Banabuiú (CE)

Sistema Chesf Publicado em 30/07/2020

A Chesf, por meio da equipe da Superintendência de Engenharia de Transmissão e dos Departamentos de Construção de Subestação e de Comissionamento e Automação, realizou a substituição de dois disjuntores na Subestação de Banabuiú, no Ceará. 

A atividade é classificada como de alta complexidade, pois os disjuntores retirados eram do tipo Grande Volume de Óleo (GVO), muito antigos (14T1 com data de fabricação em 1960 e  o 14T2 em 1965), e a sua substituição ocorreu em um pátio energizado de 230kV e 69kV. Foram substituídos por equipamentos mais modernos e mais econômicos que apresentam melhor funcionamento, supervisão e confiabilidade, diminuindo as chances de um desligamento parcial da subestação, reduzindo o risco de blackout e trazendo maior disponibilidade e confiabilidade para o sistema elétrico no município de Banabuiú e adjacências.  

Além de trazer todas essas melhorias, o resultado é o incremento à receita da Empresa. 

Também estiveram envolvidas nessas atividades as equipes de construção e montagem, comissionamento, integração, operação, segurança, administração de contrato e gestão de empreendimentos.