Sign In

Manutenções aumentam confiabilidade no RN

Sistema Chesf Publicado em 21/05/2020

O Departamento de Operação Regional de Natal (DORN), da Companhia Hidro Elétrica do Sâo Francisco (Chesf), através das suas equipes de Transmissão (DORNT) e Proteção (DORNP), realizaram melhorias no sistema de potência para garantir a disponibilidade e confiabilidade da energia fornecida ao estado do Rio Grande do Norte (RN) e ao Nordeste. 


Na Subestação de Santa Cruz II, um religador de 13,8 kV foi substituído por um moderno disjuntor robusto e confiável, assegurando o fornecimento de energia firme e pleno para parte da cidade de Santa Cruz e aos municípios de Japi, São Bento do Traíri, Campo Redondo e Coronel Ezequiel. 


Já na Subestação de Açu II, após o processo de termovisão – uma manutenção preditiva moderna – o serviço foi a substituição de um para raio, com o objetivo de se antecipar a ocorrências de eventuais falhas, garantindo a integridade da instalação e a segurança operacional das pessoas e do sistema eletroenergético. 


Esses trabalhos proporcionarão um impacto financeiro positivo à Chesf, pois foram realizados utilizando a ferramenta SAP para alocação correta e adequada dos custos associados, trazendo receita adicional no próximo ciclo do processo de revisão tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 


A Chesf está sempre atenta à melhoria, eficiência e modernização do seu sistema elétrico, cumprindo a sua missão de gerar e transmitir energia com excelência e de forma sustentável para a sociedade.