Sign In

Chesf sedia fórum sobre energia nuclear

Comunicação Publicado em 05/12/2019

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco sedia o 5º Fórum de Energia, no dia 13 de dezembro, às 8h30, no auditório do Centro de Desenvolvimento do Ser Humano, no Recife, Sede da Chesf.


De acordo Rodrigo Mello, presidente do Kroma Energia, empresa realizadora do evento, "o objetivo é discutir as novas usinas nucleares no Brasil".


Na programação, o Secretário de Planejamento do Ministério de Minas e Energia, o engenheiro Reive Barros, ministrará palestra sobre o desenvolvimento futuro do setor elétrico brasileiro. O presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, apresentará o projeto de usinas nucleares, com destaque para a nova geração de reatores - geração III -, base das novas usinas nucleares brasileiras, além de enfatizar os aspectos de segurança, custos e benefícios de implantação a partir do investimento de US$ 5 bilhões de dólares, por reator.


Haverá também a apresentação de resumo dos estudos de seleção de sítios nucleares realizados no país que indicaram 40 microrregiões propícias para instalação de novas centrais nucleares. O uso da energia nuclear na medicina, na agricultura e na indústria e os aspectos de natureza política e constitucional da implantação de centrais nucleares e seus impactos socioeconômicos regionais serão tratados por outros especialistas convidados.


O Fórum contará com a presença do presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares - ABDAN, o engenheiro Celso Cunha.


Previsto para ser publicado no próximo dia 10 de dezembro, o Plano Nacional de Energia PNE 2050 indicará quantas usinas nucleares deverão ser construídas no país nos próximos 30 anos.