Sign In

Chesf lança Projeto Lagos do São Francisco

Sustentabilidade Publicado em 22/10/2019

Nesta quarta-feira, dia 23, no Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas, em Delmiro Gouveia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), realiza o lançamento do Projeto "Lagos do São Francisco: ações de desenvolvimento para estudantes e produtores agropecuários". Durante a solenidade, estarão presentes prefeitos e secretários dos municípios de Pariconha, Olho D'água do Casado e Piranhas (AL); Paulo Afonso, Glória, Rodelas e Sobradinho (BA); Petrolândia e Jatobá (PE), Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco e Poço Redondo (SE), além de autoridades e representantes de entidades ligadas ao projeto.


O projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais situadas no entorno de barragens e usinas hidrelétricas do rio São Francisco, e vai beneficiar, ao longo de 3 anos, cerca de 4 mil agricultores familiares, diretamente, em 12 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. As ações do projeto são frutos de uma cooperação firmada entre a Embrapa Semiárido, a Chesf e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atuando em parceria com uma rede de instituições públicas e organizações da sociedade civil.


As atividades serão realizadas em pequenas áreas de demonstrações das inovações, denominadas Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs), instaladas em propriedades de agricultores, ou em espaços comunitários. Também são organizados eventos de capacitação e de estímulo ao empreendedorismo, além da distribuição de equipamentos, mudas e materiais técnicos para auxiliar as famílias no processo produtivo.


Os Planos de Ação refletem a diversidade agrícola, econômica e ambiental da região, englobando atividades como a produção de mel, de frutas, hortaliças e culturas alimentares, criação animal e beneficiamento de produtos da agricultura familiar, além de ações de preservação ambiental e recuperação de mata ciliar.