Sign In

Projeto Lago de Sobradinho celebra 10 anos

Sustentabilidade Publicado em 14/10/2019

Transformação social. É o que está acontecendo no semiárido nordestino resultado de investimentos da Chesf em projeto de responsabilidade social nas comunidades do entorno de seus empreendimentos. Exemplo de sucesso é o projeto Lago de Sobradinho, que está completando dez anos no próximo mês de dezembro.

 

Trata-se de um conjunto de ações voltadas para melhoria da qualidade de vida e geração de emprego e renda para pequenos agricultores e pescadores que vivem nos municípios vizinhos à Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. Realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Semiárido, o projeto já beneficiou mais de 13 mil pessoas de comunidades rurais.

 

São planos de ação integrados que repassam tecnologias para o aperfeiçoamento do cultivo de melão, melancia, cebola e produção de leite, beneficiamento de carne, leite, mandioca e frutas como matéria-prima, recuperação de mata ciliar, manejo da caatinga para incrementar as atividades bovinas, ovinas e caprinas, apicultura e produção de mel como atividade complementar, reestruturação da pesca e da piscicultura, além de cursos de Educação Ambiental e realização de Dias de Campo, com visitas técnicas, palestras, distribuição de sementes, mudas, fertilizantes.

 

A metodologia implementada pela Embrapa foi capaz de reduzir os custos de produção, melhorar a qualidade dos produtos, aumentar a produtividade e garantir condições de competitividade destes produtos no mercado.