Sign In

Home Banner.png


Desde a construção da sua primeira usina hidrelétrica, Paulo Afonso I, inaugurada em 1955, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) destaca-se pela realização de suas obras de engenharia com máxima segurança para a sociedade brasileira.

AF-CH-014-19_Ícones_Valor da Seguranca_Chesf-03.pngAs barragens, as usinas e os diques foram projetados e construídos utilizando as melhores técnicas de engenharia e materiais para assegurar a confiabilidade e a segurança de suas estruturas.


AF-CH-014-19_Ícones_Valor da Seguranca_Chesf-05.pngA Chesf mantém uma rotina de monitoramento bem estabelecida, realizando leituras permanentes dos instrumentos que medem o comportamento das estruturas ao longo do tempo para efetuar análises minuciosas de desempenho de engenharia. Essas análises permitem assegurar a classificação das barragens, de acordo com a regulamentação vigente, como categoria de risco baixo.


AF-CH-014-19_Ícones_Valor da Seguranca_Chesf-04.pngA Companhia desenvolve criterioso plano de manutenção, adotando procedimentos periódicos e apropriados para cada estrutura, de modo a garantir a plena condição de segurança das barragens, atendendo às exigências legais e regulatórias.


AF-CH-014-19_Ícones_Valor da Seguranca_Chesf-06.pngA Lei 12.334/2010 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais, cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens e altera a redação do art. 35 da Lei no 9.433, de 8 de janeiro de 1997, e do art. 4o da Lei no 9.984, de 17de julho de 2000.

A Segurança é um valor da Chesf!

Saiba mais sobre Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras aqui.

Barragens_1.png