Sign In

​​​​Gestão de​ Recursos Hídricos​​


A Chesf gerencia uma rede composta de 110 postos hidrométricos, 3 estações climatológicas e 10 reservatórios. Possui um sistema de previsão de vazões e níveis para os reservatórios e rios, com horizonte desde diário até anual e mantém modelos hidrológicos e hidráulicos para a gestão integrada dos aproveitamentos hídricos.

A Empresa opera os seus reservatórios visando o controle da vazão dos rios e em especial a defluência na usina de sobradinho rio São Francisco, com base em regras e diretrizes estabelecidas para esse fim, pela Agência Nacional de Águas – ANA e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, respeitando as restrições advindas dos diferentes usos da água nas bacias. A cada período (úmido ou seco), a Chesf emite comunicados informando sobre a situação hidrológica das bacias hidrográficas, alertando sobre ações preventivas necessárias por parte de cada entidade, visando a convivência com os efeitos provocados pelas vazões que costuma ocorrer durante cada estação.

A Chesf tem trabalhado unindo modernos recursos tecnológicos à experiência de sua equipe técnica, no sentido de gerar energia dentro do contexto da multiplicidade de uso da água.

Neste Portal, podem ser observados os dados diários de cotas e vazões para postos hidrométricos nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba e Contas, assim como dados de afluência, defluência e nível dos reservatórios. Sempre que necessário, também serão nele disponibilizados os comunicados a respeito da situação hidrológica .​