Sign In

​Fontes Renováveis


No Brasil, foram estabelecidos novos desafios para o setor energético, dentre os quais: utilizar eficientemente os recursos disponíveis e tecnologias limpas, reduzir os riscos hidrológicos, alcançar a universalização do atendimento energético e contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia de forma ecologicamente amigável.

Dentro desse contexto, as novas energias renováveis, pela disponibilidade de insumos em larga escala no País e por seus benefícios intrínsecos, como rapidez na implantação, ampliação do desenvolvimento socioeconômico local, redução de perdas de transmissão e complementaridade às energias convencionais, apresentam-se como solução adequada para responder a essas demandas.

No contexto setorial, a expansão da geração se faz por meio de leilões para a comercialização de energia no Ambiente de Comercialização Regulado (ACR) ou negociações bilaterais no Ambiente de Comercialização Livre (ACL). Na Chesf, a expansão dá-se por meio de empreendimentos corporativos ou em parcerias com investidores privados.

Desde a década de 80, a Chesf vem desenvolvendo projetos e pesquisas sobre fontes renováveis de energia, com ênfase nas tecnologias solar e eólica, bem como eficiência energética. Esses trabalhos a destacaram como referência no Nordeste e como empresa líder no Brasil.

Alinhada com a política de sustentabilidade, de geração de energia limpa e de eficiência energética, a Chesf contribui para o combate às emissões de gases de efeito estufa e para a proteção do clima global. A expansão do seu parque gerador está pautada no uso de energias renováveis de origem eólica, solar fotovoltaica e heliotérmica.